Geraldo Magela de Oliveira

Contato

A Essência da Amizade - Crônicas do Oliver

Crônicas do Oliver

A Essência da Amizade

Olá,

Do que é feita amizade? Pode-se dizer que é feita de momentos de apoio, de alegria, de tristeza ou até mesmo de companheirismo. E pensando nisso, notei que amizades verdadeiras, estão se tornando cada vez mais raras. Digo isto porque a cada dia as pessoas se tornam mais egoístas, volúveis e até mesmo más. Infelizmente isto não é coisa somente do nosso tempo. Durante a idade média, as amizades eram deixadas de lado quando era oferecida uma recompensa por informações sobre os ditos hereges.

Durante os períodos de guerra, muitas das vezes as amizades eram postas a prova por recompensas financeiras ou até mesmo por causa da vida em si. Mas, no que isso difere dos tempos de hoje? Infelizmente vivemos hoje em uma sociedade hipócrita em cujos valores morais entre as quais, a amizade não se encontra disponível. Vendem-se uns aos outros por bem menos que trinta moedas. Aliás, trinta moedas é uma verdadeira fortuna se comparado ao que valem as amizades hoje em dia. Então eu pergunto. Qual a verdadeira essência da amizade?

A essência da amizade é não mais nem menos que a lealdade. Lealdade que tanto faz falta hoje em dia. Você pode dizer a outrem que é seu amigo. Porém, és um amigo leal? Tenho realmente sentido falta destas amizades. Não só para comigo. Mas, principalmente com os que me rodeiam. A sanha da procura pelo enriquecimento, a busca de valores financeiros e o desregramento moral que atingiu o nosso tempo, tem feito as pessoa trocarem amigos verdadeiros por colegas endinheirados. Sim, troca-se por momentos de prazer carnal, por uma noitada grátis na melhor boate e pelo fim de semana na casa de campo regado a bebedices.

Então o verdadeiro amor de amigo fica para trás. Cai no esquecimento até aquele colega endinheirado se cansar de nós. Aí é hora de procurar aquele velho ombro amigo para me dar alento. Isso, até o colega me chamar de novo. Podem dizer que tudo isto é utópico. Porem, se desacreditarmos que a verdadeira amizade ainda existe, então perderemos toda a nossa humanidade. Pois a nossa crença em que as pessoas podem melhorar, é que nos dá força para seguir adiante. Peço hoje a D'us que impeça que eu me esquecça de meus amigos e principalmente que não deixe com que eu desacredite na humanidade e no verdadeiro valor de uma amizade. Por isso hoje meus amigos eu lhes declaro. Amo-vos intensamente com o amor que O Pai colocou em meu coração.

Na certeza de que o amor sempre superará todas as dificuldades.